LevPet - Descarte adequado das embalagens de PET

O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo

 

A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos empregos, além de trazer grandes benefícios para o meio ambiente. Apesar disso, garrafas de PET ainda são  enviadas de modo indevido para o lixo. Pior ainda: como a coleta de lixo é insuficiente em muitas regiões, essas garrafas acabam sendo jogadas em terrenos ou lugares inadequados e levadas pelas chuvas até os rios.

Cada pessoa que compra um produto engarrafado em PET, como refrigerante, água, óleo de cozinha, sucos e bebidas em geral, pode e deve colaborar para que a  reciclagem seja o destino de todas essas embalagens.

Você pode colaborar também, pois ajudar a reciclar as embalagens de PET é muito fácil. Basta amassar, tampar e pronto! Você também é um consumidor consciente e preocupado com o meio ambiente!

Veja, a seguir, como tudo funciona.

Primeiro passo: O momento da compra

 

Você vai ao mercado, à loja de conveniência, à mercearia ou compra de um vendedor ambulante. O fato é que você adquiriu um produto que vem numa embalagem. Então observe algumas dicas:

 Seja um consumidor consciente. Só compre aquilo que você realmente precisa. Além disso, dê preferência a produtos que tenham embalagens recicláveis.

As garrafas de PET são fáceis de identificar: elas têm o triângulo com o número 1 dentro dele, quase sempre na parte de baixo das garrafas - o que representa embalagem reciclável.

 

 

 


Segundo passo: O uso do produto

 

 Bebeu tudo? Então é a hora de tratar daquilo que sobra nas suas mãos: a embalagem.

Não basta jogá-la no lixo, simplesmente. Para que seja reciclada, observe o seguinte: Ao terminar de consumir o conteúdo, retire toda a sobra que você conseguir.

Não é necessário lavar a embalagem! Isso acontecerá durante o processo de reciclagem. Por isso, não há motivo para gastar água. Se tiver um tempinho, retire o rótulo. Esse procedimento também vai acontecer durante o processo de reciclagem, mas essa ação ajuda os recicladores. Depois amasse e tampe bem a embalagem. Isso reduz muito o espaço que a garrafa ocupa e facilita o trabalho de quem coleta (veja o terceiro passo), já que o transporte e a estocagem ficam muito mais fáceis.

Deixe a garrafa bem tampada. Isso evita que ela recupere seu volume original e

impede que entre água, caso ela fique exposta à chuva, por exemplo.

 

Terceiro passo: O descarte

 

Agora você tem em mãos uma embalagem pronta para ser destinada. Então vamos fazer da melhor forma, isto é, garantindo que a reciclagem aconteça.

Veja como:

A primeira atitude é amais importante. Separe o lixo de sua casa em dois sacos  diferentes: um para os materiais recicláveis (sólidos) e outro para os restos de comida (orgânicos).

Não se preocupe em separar materiais recicláveis por tipo. Profissionais especializados realizarão a tarefa. Basta que os produtos estejam juntos e que sejam colocados para coleta no dia e no horário corretos. As embalagens de PET não precisam ser lavadas e devem ser colocadas do modo já descrito. Caso haja embalagens sem tampa, retire os restos de produto para evitar que as demais embalagens fiquem sujas. Não se preocupe em lavar com água: basta retirar o excesso. Apenas algumas cidades são privilegiadas e contam com sistemas de coleta seletiva. Se você reside em uma delas, basta observar os dias da passagem do caminhão da prefeitura e colocar o material reciclável, todo junto, para que seja levado.

Algumas prefeituras disponibilizam a coleta seletiva através de Pontos de Entrega. São grandes recipientes, às vezes com divisões para cada material. Nesse caso, você pode levar seus resíduos recicláveis até lá. O material será recolhido periodicamente, pela prefeitura ou por cooperativas de catadores autorizadas.

Mais dicas!

Descarte de grandes volumes

Edifícios comerciais ou residenciais lidam com volumes grandes de resíduos, o que exige cuidado maior.

 

Oriente todos os condôminos sobre os procedimentos para descarte de cada embalagem. Sugira a seqüência de passos acima descritos para cada um.

Quando os volumes acumulados são grandes, caso de condomínios em geral, o procedimento de amassar as garrafas torna-se especialmente importante.

Dessa forma, o espaço requerido para acondicionar os resíduos diminui sensivelmente. Espaço é, quase sempre, um problema a ser contornado. É possível revender os  resíduos.

Contate cooperativas de catadores ou empresas especializadas, que terão interesse em adquirir os resíduos recicláveis. Há exemplos muito bem sucedidos desse tipo de atividade. A venda pode ser revertida em benefícios para o prédio, para seus  trabalhadores ou em desconto na taxa de condomínio. Cada um encontra sua forma preferida de atuação conforme as necessidades ou convicções socioambientais próprias.

Entidades como a ABIPET colaboram através de mini-cursos ou palestras oferecidos aos condomínios. Nessas ocasiões os condôminos poderão conhecer toda a variedade de produtos recicláveis, como identificá-los, suas utilizações mais comuns antes e depois do consumo. Faça seu contato.

Caso sua região não tenha coleta seletiva, verifique se há catadores ou cooperativas de recicláveis trabalhando na área. Combine com eles, ou verifique seus horários para colocar o material reciclável à disposição do catador, que o levará e procederá à  separação em local adequado. Os catadores abrem sacos de lixo apenas porque os produtos que interessam a eles (todos os recicláveis) estão misturados ao lixo comum. Estando separados, isso não deverá acontecer mais. Caso o catador persista com a prática, fale com ele sobre o assunto. Em último caso, direcione para outro catador. É possível entregar o material diretamente ao catador; há sempre diversos deles trabalhando durante o dia todo e os encontramos com freqüência. Você pode fazer a doação dos seus recicláveis para uma cooperativa, levando diretamente para ela o seu material. Há muitas em todas as cidades. Entidades beneficentes também  recebem os materiais recicláveis em doação. Nesse caso, basta verificar quais no seu bairro trabalham dessa forma para que você possa doar.


LevPet

Busca

Associados

http://www.amcor.com http://www.alpla.com http://www.engepack.com.br http://www.unnafibras.com.br http://www.gneuss.com http://www.husky.ca http://www.krones.com.br http://www.piovan.com http://WWW.GRUPPOMG.COM.BR http://www.polymetrix.com www.pqspe.com.br www.resilider.com.br www.globalpetsa.com.br http://http://www.novapack.com.br/

Acesso


  
Esqueci minha senha...

Newsletter